Marcio Jesuz dos Santos, mais conhecido como Marcio Deshi (マルシオ・デシ), é um artista marcial, nascido em 12 de fevereiro de 1978, natural de Campinas, São Paulo. Desde seus oito anos de idade, sempre nutriu uma paixão pela cultura japonesa, e por todo gênero que envolvia as artes marciais. Essa paixão e gosto, o levou para um caminho que mudaria sua vida por completo e o tornaria um ser humano de mente, corpo e espirito apurados para a vida. Marcio começou praticando Karatê, Kung- Fu, Capoeira e Kick Boxing. Sua vontade e persistência o fizeram mais forte, aperfeiçoando cada vez mais suas técnicas e moldando seu espirito de guerreiro.
No ano de 1999, teve seu primeiro contato com o Ninjutsu (Bujinkan), na cidade de São Paulo. Por possuir uma longa experiência marcial, aos seis meses de prática tornou-se monitor do primeiro grupo de estudos de Ninjutsu da cidade de São Paulo. Em setembro de 2000, participou de um seminário internacional na cidade de Buenos Aires, onde teve seu primeiro contato com o Dai Shihan, Christian Petroccello, discípulo direto do Soke Masaaki Hatsumi. Em novembro de 2000, em uma ocasião especial, recebeu a autorização para ser representante da Bujinkan Dojo em São Paulo, formalizando então seu primeiro Dojo (espaço sagrado de treino) com o nome de Shisei Dojo (local onde se forma guerreiros para a vida). Durante seu processo de aprendizado, organizou e participou de diversos cursos e seminários, nacionais e internacionais, com mestres de diferentes países.
Praticar o Budo nos dias atuais nos leva a uma auto-reflexão, possibilitando desta forma explorarmos toda a nossa capacidade física, mental e espiritual para fazer do mundo um lugar harmonioso para viver.
Shihan Marcio Deshi – Choryu
15º Dan – Japan
Em 2010, recebeu a medalha de honra do Tenryu Dojo Argentina, em agradecimento pela difusão das artes marciais Bujinkan Dojo, tendo como princípios, a moral, ética e seriedade na transmissão do Budo. Além de sua atividade profissional, dedica boa parte de seu tempo na pesquisa do comportamento do guerreiro japonês, possuindo uma grande quantidade de ferramentas e importantes obras de especialistas no assunto. No ano de 2013, fez sua primeira viagem ao Japão para estudar o Ninjutsu com o grande mestre Soke Masaaki Hatsumi. Durante sua viagem de treinamento, foi graduado como “Shihan”, Mestre Sênior pelo Daishihan Noguchi Yukio, discípulo direto do grande mestre Masaaki Hatsumi.
No ano de 2019, inaugura o primeiro Museu da Arte Ninja da América latina, chamado “Vila Ninja Hatsumi”, situado na cidade de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, com espaço para treinamento e um amplo acervo de peças originais e históricas relacionadas com a cultura e tradição dos antigos guerreiros ninjas. Ao longo desses anos, o caminho de Marcio foi repleto de experiências que o conduziram ao conhecimento e ainda seu caminho continua, para que possa transmitir seus valores, seriedade e ensinamentos através daquilo que ama. Marcio cita que: “Praticar o Budo nos dias atuais nos leva a uma autorreflexão, possibilitando desta forma explorarmos toda a nossa capacidade física, mental e espiritual para fazer do mundo um lugar harmonioso para se viver. ”
Atualmente, desenvolve um trabalho como pesquisador investigador da Arte Ninja Tradicional, ministra aulas, cursos, seminários e palestras rumo a conscientização através do Budo, “Caminho do Guerreiro”. O Shihan Marcio possui a graduação máxima da escola de Ninjutsu Bujinkan, sendo certificado diretamente pelo Hombu Dojo, Dojo Central do Japão.